COMPASSIVA NAS RUAS

O projeto Compassiva nas Ruas atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade no Centro de São Paulo.

Em maioria, esse público é oriundo das regiões periféricas da cidade, bairros onde faltam infraestrutura básica e apresentam alto índice de criminalidade.

Para esses indivíduos, os primeiros contatos com a rua são extremamente empolgantes, pode-se fazer o que quiser, na hora que quiser, transmitindo assim uma falsa sensação de liberdade e segurança. No entanto, as drogas e a criminalidade não tardam a chegar, e as consequências de uma juventude desperdiçada são as mais amargas, podendo se estender por uma vida toda.

O objetivo do Compassiva nas Ruas é contribuir para a defesa dos direitos da criança e do adolescente em situação de vulnerabilidade e risco, minimizando os impactos da vivência nas ruas, e contribuindo para que saiam de tal situação.

Para isso, o trabalho se desenvolve em três frentes que se complementam:

Abordagem nas ruas: Em um primeiro momento, a equipe de educadores aborda as crianças / adolescentes com atividades esportivas e jogos educativos. Tais atividades funcionam como meios de redução de danos, pois são uma alternativa diante das vivências e dinâmicas das ruas, contribuindo para seu desenvolvimento holístico. Esses momentos também servem para criar e aprofundar vínculos, que são indispensáveis no processo de reverter a situação de rua.
Abordagem familiar: Toda criança / adolescente em situação de rua tem como pano de fundo uma família em situação de vulnerabilidade. Portanto é indispensável o acompanhamento do todo. O Compassiva nas Ruas se aproxima dessas pessoas, oferece auxílio em sua demandas e contribui para a reestruturação familiar e possível retorno da criança / adolescente ao lar.
Acompanhamento em unidades de acolhida ou de medida sócio-educativa: Em parceria com essas unidades, dá-se continuidade ao acompanhamento e vínculo criado. Nesses momentos, surge a oportunidade de iniciar um trabalho de mentoria, onde a criança / adolescente será acompanhada no processo de ressocialização.

Acreditamos em relacionamentos que transformam, por isso não só prestamos um serviço, mas oferecemos a oportunidade de vínculos.

Atividades do projeto: 
Segunda-feira a quinta-feira das 14h00 às 17h00 – Abordagens de rua;
Sexta-feira das 14h00 às 17h00 – Reunião de equipe e planejamento.
Coordenador: Caetano Pinilha – caetano@compassiva.org.br
Contato: compassivanasruas@compassiva.org.br

Compassiva Newsletter

Subscribe to our newsletter!

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux